sábado, 11 de julho de 2009

ATIVIDADE 9

Aproveitei esta atividade para dar início aos meus trabalhos com o coral infantil e infanto-juvenil neste ano. Convidei as crianças para se colocarem a frente do espelho que possuo em minha sala de ensaios e pedi que cada uma se observasse com muita atenção, buscando cada mínimo detalhe como: cor dos olhos, do cabelo, formato do rosto, nariz, boca, cor da pele, entre outros. Depois de se observarem, em uma breve conversa pedi que se olhassem e buscassem semelhanças e diferenças entre elas. Partindo dessas semelhanças e diferenças, questionei a parte vocal. Será que assim como na parte fisionômica existem diferenças e semelhanças na parte vocal? Chegamos à conclusão que vozes podem até ser parecidas, mas assim como nossa identidade digital nossa identidade vocal também é única e exclusiva de cada ser humano. Partindo de todos os conceitos até aqui construídos, fechei deixando claro que apesar de todas as diferenças que possuímos fisicamente, quando cantamos juntos em um coral estas desaparecem, pois a cor, o formato, o tipo de cabelo, entre outras diferenças, não são capazes de alterar o ato de cantar. Cada um, na sua individualidade, na sua particularidade é importante para que o conjunto se forme e se apresente como um único corpo. Para o coral infantil, que possui crianças de cinco a nove anos, desenvolvi uma atividade de auto-retrato a partir da digital de cada uma utilizando tinta colorida para carimbo. A marca da digital serviu como rosto e partir dela as crianças deveriam desenhar os olhos, cabelos, boca, enfim tudo aquilo que poderia identificá-las. Depois de pronto, foram feitas várias tentativas, pedi que escolhessem a que mais gostaram para ser colocada como foto do crachá que eles utilizam quando viajam para se apresentarem fora do município.Já no coral infanto-juvenil, pedi que fizessem o auto-retrato em folha chamex no tamanho de uma foto normal. Depois colocamos a moldura e enfeitamos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário