sexta-feira, 3 de julho de 2009

Atividade 17


A pesquisa individual de imagens de obras de arte em revistas e jornais foi a base para a execução da proposta da atividade 17. Na reunião do grupo para a discussão cada aluno trouxe a sua própria visão das imagens que encontrou.
Um das observações a respeito da atividade em si foi a questão da dificuldade que encontramos em localizar obras de arte em revistas e jornais, maneira geral, essas publicações trazem poucas – para não dizer nehuma – referências de Arte. As obras foram encontradas apenas em revistas especializadas (ex: Bravo), livros e publicações com objetivo explicito de falar de Arte, a exceção de uma revista Veja que trazia uma matéria sobre assunto. Concluímos então que, se quisermos saber de Arte, educar nosso olhar e estabelecer um diálogo sobre Arte, faz-se necessário ter o conhecimento de onde encontrar a informação, visto que, a mesma não está facilmente disponível para o grande público. Alguém chegou a afirmar que questionável o interesse público geral e/ou da própria mídia no sentido fomentar a cultura ou cultivar esse conceito. Fala-se de arte porém não se cultiva o conceito Arte.
Muito particularmente uma das alunas do grupo afirmou, em sua visão pessoal, que “um artista expressa através de sua arte sua própria alma. Dessa forma um grande artista expressa o sentimento abstrato que representa Deus através de uma obra de arte. Essa obra, por sua vez, toca o coração do leitor (aquele que vê) e nele sente expressa a própria alma”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário