sábado, 25 de abril de 2009

Atividade 2 e 3

Fiz uma deliciosa experiência a respeito das questões.

Infelizmente não estou na sala de aula, mas disponho de um material humano maravilhoso para por em prática os conceitos adquiridos: minha filha de 7 anos. Fiz-lhe a proposta de me ajudar no curso que estou fazendo, para isso eu lhe contaria uma história da minha infância, uma que o meu pai sempre contava pra mim, de literatura de cordel e depois viria a ajuda.

Contei a história, e ela ficou muito envolvida pois fala de princesa, de um belo rapaz e do heroísmo dele para salva-la.

Depois da história fomos para a mesa e pedi-lhe que pensasse em três momentos que mais gostou na história e os desenhasse utilizando diferentes materiais.

Primeiro a folha e o lápis preto

Segundo o colorido, pintando com lápis de cor

Terceiro com tinta guache.

Depois dos desenhos feitos conversamos sobre a história, sobre os momentos que ela mais gostou e porque e sobre o efeito que cada tipo de material causava. Uma atividade muito divertida e interessante.

Acredito que também na sala de aula se possa fazer nessa mesma estrutura, com certeza despertaria a atenção e o interesse dos alunos, ao menos até a 2ª série.

Atividade 3

Após a pesquisa nos sites sugeridos, fiquei encantada com a idéia do Diário Gráfico para pessoas que "desenham de uma maneira sistemática e quase obsessiva no seu cotidiano". Seguramente não sou uma dessas pessoas mas percebo isso na minha filha de 7 anos. Ela ama fazer diário e usa justamente essa "técnica", deixa registrado tudo o que lhe acontece, tudo o que sonha... através do desenho.
Minha idéia de Diário foi sempre a partir de textos, algo que sempre fiz muito. Usar o desenho para guardar memórias, sentimentos... é algo novo e empolgante. O desenho, agora descubro isso, guarda toda a emoção no próprio gesto... o gesto é um grande persongem.
Tudo e cada coisa passa a ser uma grande descoberta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário